O plástico é um produto tão flexível, resistente, leve e sustentável que simplifica processos, consome menos energia e está ganhando espaço na indústria automobilística, substituindo itens em aço e o alumínio.
O resultado? Carros mais leves, que gastam menos combustível por km rodado e reduzem as emissões de poluentes. Além disto, a utilização de componentes plásticos proporciona características bastante vantajosas à indústria automobilística, como versatilidade, facilidade de processamento, estética e menor densidade.
O sucesso é tanto que especialistas apontam que o percentual desta matéria-prima nos carros deve subir de atuais 15% para 25% a 30% em 2030. Este é um crescimento significativo e ainda pode conquistar um espaço ainda maior. Exemplo disto são os aviões, feitos com 65% de plástico.
Outro grande diferencial do plástico está no fato de o material proporcionar um design que peças feitas de metal não possuem. Com a redução dos tamanhos dos veículos, cada vez mais componentes precisam ser desenhados de uma forma otimizada, para ocuparem menos espaço. Com o plástico, é possível ter reservatórios de água e de partidas a frio, dutos de ar e tanques de combustíveis em diversos formatos, possibilitando uma gama maior de tamanhos.
Ainda tem dúvidas que o plástico veio para ficar nesta indústria? Nós não!
Fonte: Portal Tecnologia de materiais.